quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mito (D25-ED01)

O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência. 
            Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia. o mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares....o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos...o mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre portanto uma narração de uma criação, descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir.

A mitologia em si, é um conjunto de mitos, formados e contados por um povo de determinada cultura. 
Podemos citar como mitologia a história dos deuses gregos, onde cada um contém sua própria história mas juntos formam um mesmo contexto, e uma mesma narração. Uma história muito contada entre os índios, mito antigo do povo deles, é a história da garota índia que nasceu com um problema de saúde muito grave e ninguém da aldeia sabia como ajudar, certa vez a menina veio a falecer e teve seu corpo enterrado próximo ao rio negro e solimões, lugar que ela adorava brincar quando estava bem, a história conta que a cada 7 luas a menina ressurgia dos rios como uma bela índiazinha e vinha cantar para as crianças recém nascidas pra protege-las de todos os males e acalmar suas almas.

Um comentário:

  1. O mito como foi dito ele e uma forma de expressar ensinamentos, eles sendo religiosos, folclores. Podemos citar vários tipos como, mula sem cabeça, saci, boto cor de rosa. Agora a mitologia, e um conjuto de histórias que nelas falam e mostram a cultura de um povo de uma civilização quem nunca ouviu falar dos 12 trabalhos de Hércolis, Zeus o Deus Supremo.

    ResponderExcluir