sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que é filosofia? (D25-AVA01)

A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mito (D25-ED01)

O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência. 
            Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia. o mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares....o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos...o mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade tetal, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano, é sempre portanto uma narração de uma criação, descreve-se como uma coisa foi produzida, como começou a existir.

A mitologia em si, é um conjunto de mitos, formados e contados por um povo de determinada cultura. 
Podemos citar como mitologia a história dos deuses gregos, onde cada um contém sua própria história mas juntos formam um mesmo contexto, e uma mesma narração. Uma história muito contada entre os índios, mito antigo do povo deles, é a história da garota índia que nasceu com um problema de saúde muito grave e ninguém da aldeia sabia como ajudar, certa vez a menina veio a falecer e teve seu corpo enterrado próximo ao rio negro e solimões, lugar que ela adorava brincar quando estava bem, a história conta que a cada 7 luas a menina ressurgia dos rios como uma bela índiazinha e vinha cantar para as crianças recém nascidas pra protege-las de todos os males e acalmar suas almas.

Doce filosofia de vida (D25-AVA01)

Adquirindo a concepção do que é a vida e de como devemos vivê-la, a partir das nossas experiências diárias, aprendidas nas relações que estabelecemos com a família, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver
a vida no mundo que nos cerca.

A filosofia de vida interfere nas atitudes, (modo de agir e reagir), a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva. Nem todo mundo tem uma filosofia de vida, mas tem planos, e os planos são os que nos motivam a seguir em frente.